in

Adolescente é apreendido após criar perfil fake para arrecadar doações às vítimas de tragédia em Petrópolis

O número de fraudes relacionadas a doações está aumentando após a tragédia ocorrida em Petrópolis.

Extra/Divulgação | BombeirosRJ/Twitter

Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) cumpriram um mandado de busca e apreensão na manhã deste sábado (19) em face de um menor de idade, residente na comunidade Vale do Ipê, localizada na cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro. O adolescente é acusado de criar um perfil falso nas redes sociais para arrecadar doações destinadas às vítimas da tragédia ocorrida em Petrópolis.

Publicidade

O garoto de 15 anos foi identificado pela Polícia Civil como W. Ele utilizou a conta bancária de sua mãe, Ana Paula da Soledade Oliveira, de 36 anos, para que os depósitos dos doadores fossem recebidos. Após a descoberta, o perfil foi excluído da rede social, ao passo que a conta bancária foi encerrada em definitivo.

Fraudes em doações se multiplicam após tragédia em Petrópolis

Com a tragédia ocorrida no município, uma forte campanha de solidariedade tomou conta das redes sociais. Neste momento tão difícil, golpistas tentaram se beneficiar da generosidade do povo brasileiro, ligando um alerta para o surgimento de perfis falsos imitando outras instituições engajadas no trabalho de apoio à região.

Publicidade

Na última quinta-feira (17), a Polícia Civil descobriu outro perfil fake que se passava pela ONG SOSerra. A conta utilizava uma chave PIX diversa, tentando desviar valores de pessoas interessadas em realizar a doação.

Publicidade

A DRCI alega que trabalhos de combate contra perfis fraudulentos continuam mobilizando a corporação. À população, cabe fazer a sua parte, denunciando esse tipo de fraude tanto para as redes sociais, quanto para as autoridades policiais.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com