in

Jair Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade

O TPI confirmou nesta quarta-feira (10) o recebimento da denúncia contra o presidente da República Jair Bolsonaro.

AFP

Nesta quarta-feira (10), o Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, na Holanda, confirmou o recebimento de uma denúncia contra o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, por suposto crime cometido contra a humanidade.

Publicidade

A denúncia foi enviada pela cúpula da CPI da Covid e é baseada no relatório final formulado pela própria comissão. Agora, resta avaliar se as investigações terão andamento ou não, e cabe apenas à Corte do tribunal tomar tal decisão.

Procurado pelo portal de notícias g1, até a última atualização do assunto no portal em questão o Palácio do Planalto ainda não havia se manifestado acerca da denúncia.

Publicidade

Antes do anúncio de seu encerramento, 78 pessoas foram indiciadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito, entre eles, o mandatário brasileiro Jair Bolsonaro e ministros e ex-ministros de seu governo.

Publicidade

Diversos órgãos, como Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República e o Tribunal de Contas da União, receberam informações após a conclusão das investigações da CPI.

Publicidade

O documento, enviado ao TPI em janeiro, foi traduzido para o inglês e apresenta trechos do relatório final da CPI. A acusação do recebimento por parte do tribunal se deu através de e-mail direcionado ao vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O tribunal de Haia tem como competência o julgamento de crimes que possam afetar diretamente a comunidade internacional. Dentre as atribuições do TPI estão o julgamento de crimes de guerra, de genocídio e outros.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.