in

Taxa de imunização completa dentro dos presídios é maior que a da população em liberdade

A taxa de detentos vacinados com duas doses ou com a vacina de dose única supera a da população.

Agepen MS

A campanha de vacinação contra o vírus causador da Covid-19, o coronavírus, segue a todo vapor em todo o país e no sistema carcerário não poderia ser diferente. Cerca de 89% dos detentos das cadeias brasileiras já estão completamente vacinados.

Publicidade

O portal de noticias Metrópoles analisou dados baseados em informações divulgadas pelo Depen, o Departamento Penitenciário Nacional. Cerca de 497,3 mil dos 525,5 mil indivíduos presos no Brasil já receberam ao menos duas doses ou a vacina de dose única contra a doença.

A porcentagem dos presos completamente imunizados já supera a média da população em geral. De acordo com dados do LocalizaSUS, em todo o Brasil, cerca de 150,4 milhões de pessoas receberam as doses exigidas para o que pode ser considerado como uma imunização completa. O número representa 75% da população que está apta a receber o imunizante.

Publicidade

O estado avançado da vacinação dos detentos não é atoa. A categoria está incluída entre os grupos prioritários da imunização e começou a receber a vacina em 2021. 

Publicidade

Contágio dentro das cadeias

Desde a chegada da pandemia ao Brasil, cerca de 63,2 mil detentos receberam o diagnóstico positivo para a doença, sendo que 283 deles vieram a falecer por complicações oriundas da enfermidade. Atualmente, 31,4 mil presidiários estão sob suspeita de infecção.

Publicidade

A conhecida e muito falada superlotação dos presídios brasileiros, além da situação estrutural das casas de detenção, foram e ainda são consideradas as grandes preocupações das autoridades sanitárias, que levam em consideração o grande potencial de contágio do coronavírus.

Em nota, o Depen esclareceu que no decorrer da pandemia foram adquiridos insumos e realizadas ações de saúde e de conscientização através de orientações técnicas de modo a combater a proliferação da doença.

Assim como a vacinação na população livre, a vacinação no sistema penitenciário é administrada pelas Secretarias de Saúde de cada estado e Distrito Federal”, afirma a nota.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.