in

Como conseguir dinheiro extra neste início de ano: grana é bem-vinda, mas cuidado com os golpes

Começo de ano é sempre marcado pelas contas de IPTU, IPVA, fatura do cartão, material escolar e os pais ficam desesperados.

Guarulhos Hoje

O início dessa semana foi marcado por uma quantidade enorme de pessoas acessando o site do Banco Central para tentar saber se tinham algum dinheiro ‘esquecido’ nos bancos, uma atitude que deixa claro o quanto o brasileiro está desesperado por uma grana extra neste início de ano.

Publicidade

A inflação já atingiu os dois dígitos, o desemprego continua em alta e os preços não param de aumentar. Tudo isso no mês de janeiro, quando chegam as contas de IPTU, IPVA, material escolar, fatura do cartão, entre tantas outras despesas.

Mas a consulta ao Banco Central não é a única forma que o cidadão tem de verificar se consegue um dinheiro extra, também é possível ter direito a saques do PIS/PASEP, desde que no ano passado tenha recebido dois salários mínimos mensais em média e atender os demais requisitos.

Publicidade

Tem ainda o saque-aniversário do FGTS, sem contar a restituição do Imposto de Renda para quem tem direito. Mas os economistas alertam que entre as formas de conseguir um dinheiro extra, o empréstimo é sempre a pior solução devido aos juros altos e isto pode complicar ainda mais a vida do cidadão.

Publicidade

Em meio a tudo isso ainda tem a questão dos golpistas que estão sempre de olho nas oportunidades do mercado, por exemplo, já estão aproveitando que as pessoas estão procurando por ‘dinheiro esquecido’ em bancos, para enganá-las.

Publicidade

Os golpistas ligam para a vítima, ou enviam uma mensagem pelo WhatsApp, dizendo que a pessoa tem dinheiro a receber e para ter acesso à grana é só clicar no link enviado.

A dica é nunca clicar nesses links, jamais fornecer dados pessoais e tomar muito cuidado quando for abordado por alguém na rua ou na porta da agência bancária.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br