in

Homem de 31 anos com dois filhos tem transplante de coração negado por não ser vacinado

DJ Ferguson segue internado desde o dia 26 de novembro, mas saiu de lista de transplantes.

CBS via BBC

DJ Ferguson, de 31 anos, foi retirado da lista de postulantes a receber transplante de coração pelo Brigham and Women’s Hospital, da cidade de Boston, nos Estados Unidos. A informação da retirada foi repassada à imprensa pelo pai de DJ, David.

Publicidade

A retirada, conforme explicada pelo hospital, tem vários motivos, mas um deles é fato de DJ Ferguson não ter se vacinado contra a Covid-19. A recusa dele por vacina é complexa. O pai diz que a vacina vai contra os princípios básicos do rapaz. Segundo David, DJ não acredita na vacina. “É o corpo dele”, afirmou.

Em vaquinha que está sendo feita em um site especializado, é explicado que Ferguson não se vacinou, porque tem medo dos efeitos colaterais, como a possibilidade de ter inflamação cardíaca, o que seria fatal em seu caso.

Publicidade

O CDC, equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, afirma que este efeito colateral da vacina é raro e temporário. O órgão, inclusive, incentiva pessoas que vão receber transplante a se vacinarem – com duas doses (ou dose única) e a dose de reforço – contra a doença causada pelo coronavírus.

Publicidade

Por que hospital retirou paciente da lista de transplante?

De acordo com o hospital, além da vacina contra a Covid-19, outros comportamentos são pedidos às pessoas que estão na fila do transplante, como estilo de vida mais saudável. O objetivo é que os pacientes tenham maior chance de sobreviver depois do procedimento. Há escassez de órgãos.

Publicidade

Ao realizar um transplante, o sistema imunológico é atacado para que não reaja contra o órgão que foi transplantado. Por este motivo, Ferguson saiu da lista. O homem tem dois filhos e segue internado desde o dia 26 de novembro.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!