in

Brasileiros poderão receber bilhões dos bancos, mas muitos não sabem: como conferir se o nome está nesta lista

Muitas pessoas têm direito a receber uma boa quantia dos bancos, mas não fazem a menor ideia disso.

Reprodução Hospedario

Muitos brasileiros não sabem que o Banco Central disponibiliza um serviço onde qualquer cidadão pode verificar se tem dinheiro a receber de algum banco no território nacional. O SVR, Sistema de Informações de Valores a Receber, possibilita a qualquer um consultar recursos remanescentes, seja pessoa física ou jurídica.

Publicidade

Desde o fim de 2020 que este sistema está disponível, com informações do saldo das contas que foram encerradas, assim como parcelas de empréstimos e até tarifas que foram cobradas de forma indevida.

Também é possível que a pessoa tenha direito a algum dinheiro resultante de recursos que não foram requisitados depois que deixaram um grupo de consórcio e até cotas de capital que são devolvidas pelas cooperativas de créditos.

Publicidade

No ano passado o Banco Central fez um levantamento e descobriu que os brasileiros têm cerca de R$ 8 bilhões nos bancos e não sabem disso. Como não estão cientes deste direito, acabam deixando o dinheiro nas instituições financeiras.

Publicidade

Outro benefício desse sistema do Banco Central é que ele oferece informações sobre tarifas que foram cobradas de formas indevidas, ou que estão sujeitas a devolução, entre outros dados importantes.

Publicidade

Quem quiser verificar se tem direito a alguma quantia, deve acessar a opção Minha Vida Financeira, que fica no site do Banco Central, informar o CPF ou o CNPJ e conferir o resultado. Se for constatado que há valor a receber, então é preciso acessar a opção Registrato. A devolução do dinheiro pode ser via PIX em até 12 dias úteis – ou via TED ou DOC.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br