in

Pesquisa Exame/Ideia: Bolsonaro vence Lula entre evangélicos, mas ex-presidente diminui diferença

Lula vence Bolsonaro no primeiro turno com diferença de 17 pontos percentuais.

Redes sociais / Reprodução EM

Pesquisa Exame/Ideia para a presidência da República aponta vitória de Jair Bolsonaro (PL) entre os evangélicos, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu neste segmento. O levantamento aponta que Bolsonaro tem 27% dos votos, contra 20% de Lula. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (13).

Publicidade

Em dezembro, o atual presidente registrava 30% contra 14% do petista. Bolsonaro construiu sua base eleitoral em torno dos evangélicos, mas pesquisas apontam que até neste segmento o chefe do Executivo tem perdido apoio nos últimos meses.

Lula lidera pesquisa do primeiro turno

Pesquisa Exame/Ideia aponta que Lula tem 41% dos votos no primeiro turno. Jair Bolsonaro aparece na segunda posição, com 24%. Atrás dos dois principais concorrentes aparecem Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 11%, 77%, 4% e 1%, respectivamente.

Publicidade

Os demais possíveis candidatos à presidência não alcançaram 1% dos votos. Na disputa de segundo turno, Bolsonaro perderia para Lula (49% a 33%), Ciro Gomes (40% a 34%), Sergio Moro (38% a 32%), mas venceria João Doria (34% a 28%). Lula venceria todos os concorrentes.

Publicidade

Contra Doria, o petista alcançaria 49% contra 26%. Contra Moro, venceria por 47% a 30%. Diante de Ciro Gomes, alcançaria a maior vantagem: 47% a 25%. A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.500 pessoas, por telefone, entre os dias 9 e 13 de janeiro. As eleições de 2022 estão marcadas para outubro. Serão eleitos deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!