in

Vídeo registra momento exato em que dique de mineradora transborda, colocando centenas em risco

Dique atingiu novo nível de emergência e transbordamento provocou a interdição de uma via federal.

g1

O Dique Lisa, da Mina Pau Branco, que pertence à mineradora Vallourec, transbordou no último sábado (8). Esse acidente aconteceu em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Essa água invadiu parte da BR-040, que liga o município mineiro ao estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

A água que transbordou atingiu os carros que passavam pela via federal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, essa água transbordou por conta do excesso de chuvas. De acordo com informações da mineradora, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para esse dique. As sirenes de emergências foram ligadas às 10h31.

Ainda segundo informou o Corpo de Bombeiros, não aconteceu o rompimento da barragem, apenas o transbordamento, o que pode ter colocado em risco as centenas de veículos que passam pela via. Uma pessoa ficou ferida por conta do acidente.

Publicidade

Depois do transbordamento do dique, a Justiça determinou que fossem suspensos os trabalhos no local, exigindo ainda que a empresa garanta a estabilidade do local. A mineradora recebeu uma multa do governo estadual de R$ 288,6 milhões, por conta dos danos ambientais que foram causados.

Publicidade

Vídeo mostra transbordamento de mineradora

Abaixo é possível ver o momento exato em que há o transbordamento que causou impactos ambientais visíveis e imediatos. Dentre eles estão a degradação da paisagem, a poluição dos rios, fragmentação de habitats naturais, além de uma possível mortandade de peixes dos rios e lagos próximos.

Publicidade

Segundo o governo mineiro, os impactos foram identificados em duas unidades de conservação que ficam nas proximidades da mina. A extensão total desses danos ainda estão sendo estudadas, sendo que novas autuações podem ser expedidas contra a mineradora.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .