in

Tragédia de Brumadinho pode se repetir a qualquer momento em Minas Gerais, diz frente ambientalista

São muitas as famílias que estão em situação de risco e podem ter as casas invadidas pela lama.

Reprodução UOL

Nova Lima e Pará de Minas estão em alerta, essas cidades do estado de Minas Gerais contam com represas que podem se romper a qualquer momento. A Frente Parlamentar Ambientalista está preocupada com a possibilidade de desabamento e quer tomar providências urgentes.

Publicidade

O deputado Rodrigo Agostinho, disse que após o ocorrido em Brumadinho, pouca coisa mudou e que ainda há risco de uma nova tragédia no estado. Para Rodrigo, o desastre ambiental em Brumadinho em 2019 trouxe alguns resultados para que se adotasse uma nova postura contra desabamentos, mas não foi o suficiente.

A gente vê ainda o governo local tratando de forma muito equivocada o licenciamento dessas atividades de mineração. A impressão que fica é que a atividade dessas empresas é mais importante do que a vida dessas pessoas“, criticou o deputado.

Publicidade

O deputado Zé Silva, responsável por coordenar a comissão externa que investigou a tragédia em Brumadinho, está preocupado e disse que no Brasil metade das barragens estão usando a mesma tecnologia que causou o desastre ambiental.

Publicidade

Ele ainda explicou que 9 projetos que poderiam ajudar na prevenção ao desabamento de represas chegaram a ser protocolados, mas somente um foi aprovado. “Até hoje o judiciário não culpou os responsáveis pelas catástrofes de Mariana e Brumadinho porque não há uma lei para enquadrar isso”, explicou Zé Silva.

Publicidade

A situação em Minas é preocupante, as famílias estão sendo retiradas de suas casas antes que uma nova tragédia aconteça e a população torce para que a chuva vá embora, já que as autoridades não têm nenhum projeto para situações como esta.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br