Homem perde a vida ao ser atingido por raio e outros dois são levados em estado grave para hospital

A vítima estava fazendo uma escalada quando foi atingida por uma descarga elétrica e acabou não resistindo.

PUBLICIDADE

Um homem de 47 anos morreu esta semana na Serra do Cipó, em Minas Gerais, após ser atingido por um raio. Jean Ricardo de Matos não resistiu à descarga elétrica e quando a equipe de resgate chegou, ele já havia morrido.

PUBLICIDADE

Duas pessoas que estavam com Jean foram resgatadas com vida, elas estavam próximas à Santana do Riacho, região central do estado e foram levadas em estado grave para os hospitais.

Na tarde desta terça-feira (11), chovia muito na Serra do Cipó quando ocorreu a descarga elétrica e atingiu o grupo de escaladores que estava se preparando para subir o morro. Jean e dois colegas já estavam escalando quando receberam a descarga elétrica e caíram no mesmo instante.

Os dois sobreviventes foram levados para hospitais na cidade de Belo Horizonte, sendo que um está no Hospital Risoleta Neves e o outro foi levado no helicóptero do Corpo de Bombeiros para o Hospital João XXIII.

Outras pessoas que estavam nesse grupo e foram atingidas, não ficaram em estado grave, por isso foram socorridas em UPAs mais próximas.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil disponibiliza em seu site, várias dicas para a população se proteger dos raios e uma delas é ficar em locais cobertos durante a tempestade.

Quem está em casa não deve colocar ou retirar roupas de varais, mantendo-se distante também de cerca elétrica ou qualquer estrutura metálica, além de evitar ficar próximo a portas ou janelas.

Escalar em montanhas nesta época de chuva é um grande erro, pois há risco de raios e também de deslizamento de terra. Se for sair para um passeio ao ar livre, é bom conferir a previsão do tempo e se houver possibilidade de tempestade, é melhor ficar em casa.