Represa pode romper a qualquer momento próximo a Belo Horizonte e alerta máximo já foi dado

A região vem sofrendo com as fortes chuvas nos últimos dias e as autoridades estão preocupadas com algumas das represas.

PUBLICIDADE

Na manhã deste último sábado, o dique da mina de ferro de Pau Branco, em Nova Lima, próximo a Belo Horizonte, chegou a transbordar. Hoje, a represa está em nível 3 de emergência, ou seja, existe uma ‘situação de ruptura iminente’, segundo alertou a Agência Nacional de Mineração.

PUBLICIDADE

A empresa Vallourec, responsável por esta mina, conversou com a reportagem do portal UOL e confirmou que a situação é crítica, pois de fato existe o risco de ruptura da estrutura. Agora é preciso evacuar toda região e muitos moradores já foram removidos para não acontecer uma nova tragédia.

A Justiça do estado determinou que a Vallourec tem o prazo de 48 horas para dar início a um plano de segurança e de estabilidade à estrutura. A empresa, que já começou a retirar as famílias, também vem removendo animais silvestres, levando-os para viveiros credenciados.

A empresa já teve R$ 1 bilhão bloqueado pela Justiça mineira devido ao vazamento que interditou boa parte de uma rodovia que passa pela região, mas a Vallourec garantiu que está com várias equipes trabalhando para que os transtornos sejam minimizados o mais rápido possível e a normalidade seja estabelecida no menor tempo.

Para o Ministério Público de Minas Gerais, apesar de não ter vítimas fatais, só o fato das famílias precisarem deixar suas residências já mostra que houve ‘danos socioeconômicos e socioambientais’ também.

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Mineração informou que desde o ano passado, dezenas de barragens por todo país se encontravam em nível de emergência 3, sendo que pelo menos três destas estão localizadas em Minas Gerais: uma em Nova Lima, outra em Ouro Preto e a terceira em Barão de cocais.