in

Divulgado motivo do deslizamento de cânion em Capitólio; pedras estão na região há milhões de anos

Pelo menos uma pessoa morreu com o deslizamento, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Metrópoles/Divulgação

Informações confirmadas pelo capitão Daniel Henrique Alves de Oliveira, comandante da corporação do Corpo de Bombeiros da cidade de Passos (MG), afirmam que pelo menos um turista morreram em virtude de deslizamento de um grande bloco de pedras integrantes de um cânion na cidade de Capitólio, localizada na região sul do estado.

Publicidade

A estrutura natural da cidade de Capitólio, que atrai milhares de turistas todos os anos, é fruto de um longo processo de morfologia geológica do estrato superficial da terra, combinando agentes endógenos e exógenos para a sua formação. Neste sentido, um dos principais agentes é a própria água, a qual, em sua corrente natural, contribui para a escultura dos cânions.

Por ser um lento processo de transformação geomorfológica, os cânions de Capitólio formam uma estrutura de milhões de anos. Entretanto, as fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais na última semana, combinada com uma tromba d’água que atingiu a região neste sábado (8), são tidos, preliminarmente, como os responsáveis pelo deslizamento.

Publicidade

Os cânions do Lago de Furnas, na cidade de Capitólio, contam com paredões de rochas com mais de 20 metros de altura. Outro ponto muito procurado pelos turistas é o Mirante dos Cânions, de onde é possível observar toda a paisagem natural.

Publicidade

Corpo de Bombeiros realiza resgate em Capitólio

Equipes do Corpo de Bombeiros das cidades de Passos e Piumhi participam dos trabalhos de salvamento, auxiliados por um helicóptero da cidade de Varginha. O governo do estado, por sua vez, informou o envio de equipes de resgate para contribuir com os trabalhos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com