O infectologista Marcelo Otsuka deu uma entrevista à CNN e fez um importante alerta ao avisar que em 15 dias o Brasil poderá enfrentar uma explosão de casos de Covid-19. Marcelo atua no Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia e tem bons motivos para acreditar que a situação tende a piorar nas próximas semanas.
Um dos motivos para esta previsão assustadora, é devido ao fato da variante ômicron avançar rapidamente em todo o mundo e por aqui não é diferente. Marcelo Otsuka lembrou ainda das festas de fim de ano, onde muitos se esqueceram de tomar os cuidados básicos para evitar a transmissão do vírus.
Para o infectologista acontecerá no Brasil o mesmo que vem sendo registrado em outros países e ele explicou: “A gente calcula que, pelos próximos 15 dias ou três semanas, (a variante Ômicron do coronavírus) possa atingir um pico semelhante ao da França, Reino Unido ou Estados Unidos, isso pode, sim, acontecer“.
Ontem foi registrado um recorde mundial no número de casos de Covid-19, foram 2,4 milhões de pessoas infectadas em um único dia, sendo que os Estados Unidos lideram este ranking. Por lá são mais de 1 milhão de casos registrados em um só dia.
Marcelo Otsuka também se mostrou preocupado com que no Brasil não estão sendo feitas tantas testagens como se deveria e que esse cenário deve piorar devido à confluência dos casos de gripe que já estão em alta em vários estados, o que dificultará ainda mais para os profissionais identificar o que é covid e o que é influenza.
E mais uma vez fica o alerta de que não é hora da população baixar a guarda, pelo contrário, todos devem evitar aglomerações, usar máscara de forma adequada quando sair de casa, fazendo sempre a higienização das mãos com álcool em gel.