Bolsonaro é internado em São Paulo após suboclusão intestinal; o que é o problema que atingiu o presidente

Um boletim médico foi divulgado nesta segunda-feira (03/01) pelo Vila Nova Star.

PUBLICIDADE

Na madrugada desta segunda-feira (03/01), o presidente da república Jair Messias Bolsonaro preocupou seus admiradores ao ser internado novamente. O presidente, de 66 anos, foi levado para um hospital de helicóptero.

PUBLICIDADE

Bolsonaro está no Vila Nova Star, localizado na Zona Sul de São Paulo. Ele foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal, termo formal para obstrução do intestino, e está sendo tratado pela equipe médica de plantão. 

De acordo com o boletim enviado ao UOL pouco depois da notícia da internação vir a público, o quadro de Bolsonaro é considerado estável. O médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, o responsável pelo tratamento do presidente, disse que Jair deveria ser submetido a exames ao longo do dia.

O que é, qual o tratamento e os sintomas da obstrução intestinal?

Trata-se de uma interferência nos impulsos que levam o bolo fecal em direção à região anal, de forma a prejudicar ou interromper o trânsito no intestino. Em 2018, Bolsonaro passou pela mesma situação após ser submetido a uma cirurgia.

Segundo Elaine Moreira, que é gastroenterologista, a interrupção intestinal de Bolsonaro teria sido provocada por um canal criado cirurgicamente para conectar vísceras. O quadro do presidente se repetiu no ano passado.

PUBLICIDADE

Entre os principais sintomas da obstrução intestinal estão febre alta, falta de apetite, inchaço na região abdominal, gases e diarreia. Uma das maneiras mais comuns de tratar a suboclusão intestinal é a realização de um procedimento cirúrgico.