in

Governo Federal não autoriza ajuda humanitária que a Argentina ofereceu à população da Bahia

A Argentina disponibilizou vários profissionais para ajudar a população da Bahia, mas a ajuda foi dispensada.

Reprodução Poder 360/Montagem Russel

Rui Barbosa, governador da Bahia, solicitou uma autorização para que a Argentina pudesse enviar ajuda humanitária para o estado, que vem sofrendo com as chuvas nos últimos dias, porém, o pedido foi negado pelo governo federal através do Ministério das Relações Exteriores.

Publicidade

O pedido do governador baiano foi feito na tarde de ontem, pois ele queria que a missão estrangeira reforçasse a ajuda que tem sido prestada à população atingida pelas chuvas, mas não foi autorizado a receber os profissionais que seriam enviados pela Argentina.

A missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira“, foi a postagem feita por Rui Barbosa nas redes sociais.

Publicidade

O portal G1 conseguiu ter acesso a um documento emitido pelo Ministério das Relações Anteriores e revelou que a ajuda oferecida pela Argentina foi dispensada. O governo federal alegou que o Brasil conta com recursos pessoal e financeiro capazes de ajudar a população da Bahia que está enfrentando sérios problemas.

Publicidade

Ainda segundo o governo brasileiro, há uma reserva no valor de R$ 200 milhões que será destinada à ajuda aos baianos. Mas em um trecho do documento, o governo brasileiro disse que se houver um ‘agravamento da situação’, então a ajuda oferecida pelo país vizinho seria aceita.

Publicidade

Até o momento 24 pessoas morreram na Bahia em decorrência das fortes chuvas e milhares estão desabrigadas. Muitas cidades estão sem energia elétrica e muitos moradores são resgatados de barco ou helicóptero.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br