in

Chuvas na Bahia tira a vida de 21 pessoas e deixa milhares desabrigadas; governo libera verba milionária

Mais de 130 cidades da Bahia decretaram situação de emergência por conta das chuvas.

Reprodução/Correios 24h/O Globo

As chuvas na Bahia estão destruindo cidades, desabrigando milhares de moradores e tirando e vida de dezenas de pessoas. Nesta última terça-feira (28) foi atualizado para 21 o número de pessoas que faleceram por conta do forte evento climático. Essas informações foram dadas pela Sudec, contabilizando ainda 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Publicidade

A nova vítima das chuvas foi um jovem de 19 anos que estava tentando atravessar uma enxurrada em Ilhéus na última segunda-feira (27). Além do rapaz, mais óbitos foram registrados pelo estado, como Jucuruçu, Prado, Itamaraju e Amargosa.

São 34.163 pessoas desabrigadas que perderam as suas casas e tiveram que solicitar apoio para o poder público. Os desalojados, alocados por amigos ou parentes, também perderam os seus imóveis e o número chegou a 42.929. Mais de 471 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas em 136 municípios que já decretaram situação de emergência por conta de enchente.

Publicidade

Governo envia verba para a Bahia

O governo federal liberou R$ 200 milhões para a reconstrução de rodovias prejudicadas pelas enchentes.

Publicidade

Apesar do valor liberado, o governador do estado, Rui Costa (PT) disse que essa verba liberada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), não é suficiente para pagar todos os gastos. Ele havia apresentado demandas emergenciais e agora vai apresentar o levantamento de informações para justificar os gastos.

Publicidade

“Eu queria fazer um apelo porque não é possível recuperar as estradas federais com R$ 80 milhões para o Nordeste”, falou o governador em entrevista coletiva. Segundo ele, esse valor não será suficiente. 

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .