As chuvas torrenciais que atingiram a Bahia e sobrecarregaram barragens trouxeram um cenário de destruição e prejuízo em inúmeros municípios do estado. De acordo com informações repassadas pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (28), várias cidades localizadas na região sul do estado perderam todas as medicações e imunizantes contra a Covid-19.
Em uma live feita através das redes sociais, o chefe do Executivo baiano afirmou que a Sesab (Secretaria da Saúde do Estados da Bahia) vem monitorando a situação nos municípios para viabilizar uma reposição imediata.
“Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidos, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente. É o caso de Jucuruçu e outras cidades“, disse Rui Costa.
O governador ainda disse ter visitado o município de Itororó, que também foi bastante afetado pelas enchentes, e perdeu todos os imunizantes e remédios do posto de saúde, que ficou submerso.
Outra preocupação das autoridades sanitárias é que paralelamente ao curso da pandemia do coronavírus e o surto de gripe que vem se espalhando no país, há o risco das doenças geradas e transmitidas a partir da chuva, como, por exemplo, a leptospirose.
Números
Segundo os últimos dados levantados pela Defesa Civil da Bahia, o estado acumula cerca de 100 municípios em estado de emergência. Até o momento, 20 mortes foram confirmadas, e mais de 460 mil pessoas já foram atingidas pela catástrofe natural, que já assola o estado desde o mês passado, mas que se intensificou com um cenário desolador em dezembro.
Nas redes sociais, diversas celebridades estão liderando campanhas para angariar fundos e mantimentos visando ajudar a população baiana.