Rui Costa, governador da Bahia, avisou nesta terça-feira que serão tomadas novas providências para ajudar as vítimas dos temporais que castigam o estado nos últimos dias. Pelo menos 20 pessoas já morreram e quase meio milhão tiveram a vida afetada de alguma forma.
Durante uma entrevista, o governador declarou que as chuvas deixaram um cenário de guerra na Bahia e que não há previsão de quando as estradas destruídas poderão ser recuperadas. As inundações acabaram com vários trechos de rodovias estaduais e federais, afetando vários municípios que agora estão sem receber ajuda.
“A extensão da destruição é o que impressiona. Parece que houve uma guerra. As crateras, as barragens que foram levadas, as pontes, o dano à infraestrutura é enorme“, declarou Rui Costa.
Segundo o governador, os técnicos estão fazendo um levantamento para saber tudo que foi destruído e o que precisa ser recuperado com urgência, mas os dados ainda não estão disponíveis.
O governador do PT disse ainda que estão sendo feitas recuperações provisórias para atender a população atingida e que será preciso esperar o solo secar para que os trabalhos definitivos sejam inicializados.
Como a chuva continua caindo na região, o governador não teve como determinar um prazo para que as obras possam ter início.
Foi criado um auxílio financeiro para atender principalmente as famílias atingidas diretamente, porém, o valor não foi anunciado até o momento. Mesmo assim o governador explicou que o benefício servirá para que as famílias possam comprar roupas, alimento, água e material de higiene.