in

Secretária do Ministério da Saúde dá ultimato sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças

Posição que foi enviada para o Supremo Tribunal Federal contraria os questionamentos de Jair Bolsonaro.

REUTERS/Christinne Muschi

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, enviou uma nota técnica para o Supremo Tribunal Federal a respeito da vacinação contra a doença em crianças de 5 a 11 anos. Em seu comunicado, ela diz que a vacina é segura.

Publicidade

A secretária é subordinada à Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, e sua atitude é contrária aos questionamentos realizados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, há “desconfiança” e “interrogação enorme” em relação aos supostos efeitos colaterais do imunizando em crianças.

Ela disse que antes de fazer a recomendação dessa vacina para crianças, os cientistas fizeram teste clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria, com relação à segurança, foi identificada durante essa pesquisa.

Publicidade

Secretária do Ministério da Saúde garante vacina segura

Rosana informa ainda que a análise técnica na Anvisa é feita de maneira rigorosa e seguindo toda a cautela necessária. O documento diz também que o imunizante contra a Covid-19 é monitorado quanto à segurança com programas de monitoramento, sendo este o mais abrangente e mais intenso na história do país.

Publicidade

Ministro do STF cobra governo sobre vacina

O ministro Ricardo Lewandowski pede que o governo explique o motivo de recomendar a vacinação de crianças somente com a prescrição médica. Marcelo Queiroga defende que crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas somente com tal documentação e assinatura de consentimento dos pais ou responsáveis.

Publicidade

Jair Bolsonaro concorda com essa recomendação, ele disse que não pode impor o que os pais façam com o filho menor de idade, sendo assim, se vai fazer bem ou não, quem decide a vacinação são eles.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .