Nesta última quinta-feira, dia 23, por volta das 22 horas, os pais de um bebê ficaram desesperados quando viram que a criança estava engasgada. Na véspera de Natal, os pais logo viram que tinham poucos segundos para agirem, mas a história teve um final feliz graças aos policiais militares do 6º batalhão que fica na rodoviária do Plano Piloto.
O cabo Valentim e o soldado Lopes são da Polícia Militar do Distrito Federal e foram surpreendidos com o pedido de ajuda. Eles iniciaram imediatamente as manobras de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizadas em casos como este, quando a vítima está engasgada.
Felizmente tiveram êxito no procedimento, o bebê foi reanimado e levado às pressas para o Hospital de Base do Distrito Federal, onde foi submetido a uma bateria de exames, mas os médicos logo tranquilizaram os pais, informando estar tudo bem.
Um vídeo compartilhado na internet mostra o momento em que os policiais fizeram o procedimento na criança e ficaram por cerca de 1 minuto insistindo na técnica. Porém, em um primeiro momento, não conseguiram reanimar o corpo da criança, então levaram o bebê para o hospital.
As crianças se engasgam com mais facilidade devido às características físicas, principalmente as que têm menos de 3 anos. As vias aéreas das crianças são bem menos que a dos adultos, por isso um pequeno objeto já é suficiente para deixá-las sem ar.
Por isso, os pais e responsáveis precisam ficar atentos o tempo todo, principalmente quando se trata de um bebê. Os pequenos podem engasgar até mesmo quando estão dormindo ou comendo alguma coisa.