in

Paciente relata principais sintomas da variante ômicron; números de casos aumentam no Brasil

Variante tem capacidade maior de se disseminar, contudo parece ser menos letal.

REPRODUÇÃO CATRACA LIVRE

A nova variante do coronavírus, intitulada de Ômicron, tem se espalhado de forma intensa na escala global, afetando diretamente países da Europa. No Brasil, o volume de casos tem se ampliado nos últimos dias. Em entrevista à TV Globo, uma paciente, diagnosticada com a mutação do vírus, detalhou os sintomas que tem enfrentado.

Publicidade

Sem ter a identidade revelada, por pedido próprio de sigilo, a mulher de 32 anos relatou que apresentou sintomas de uma “gripe forte”. Ela desembarcou em Brasília na última quarta-feira (15), em um grupo de 14 brasileiros, que retornaram de Cáncun, no México, com a maioria testando positivo para a variante ômicron. 

Segundo o levantamento da Secretária de Saúde, a nova variante do coronavírus foi encontrada em 12 pessoas. A paciente em questão revelou que tinha sido imunizada completamente com as duas doses de imunizante contra a Covid-19, e mesmo assim acabou contraindo o vírus. 

Publicidade

Após ter sido infectada, a mulher disse ter sentido muito cansaço, dores de cabeça, além do quadro de nariz com entupimento e muita secreção. “As pessoas que eu conheço [do grupo] também tiveram sintomas – ou mais leves do que o meu ou febre. Mas, assim, ninguém precisou ser hospitalizado, já está todo mundo bem“, afirmou a paciente residente em Brasília.

Publicidade

Subida de casos

Desde o surgimento da nova variante, somente o Distrito Federal já computou 16 casos confirmados da Ômicron. O primeiro caso diagnosticado ocorreu no dia 2 de dezembro, com pacientes oriundos da África do Sul, tido como “berço” da nova mutação do coronavírus. 

Publicidade

De acordo com as autoridades sanitárias, os pacientes infectados têm entre 20 a 49 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Além do Distrito Federal, São Paulo é outro estado com crescimento no índice de infectados em solo nacional. 

Publicidade