‘Geleira do Juízo Final’: em alguns anos, catástrofe pode atingir vários países e cientistas fazem alerta

Para os estudiosos, o planeta vive um momento delicado e muitas cidades sofrerão as consequências.

PUBLICIDADE

Cientistas da American Geophysical Union fizeram um alerta ao mundo, pois eles descobriram uma rachadura na frente de um bloco de gelo enorme, na Antártica. Caso esse gelo venha a se derreter, causaria um aumento no nível do mar e isto pode atingir cidades de vários países.

PUBLICIDADE

Os estudiosos disseram que a Geleira do Juízo Final, da Antártica, está rachando em velocidade acelerada e se soltar, poderá resultar em uma catástrofe em até cinco anos, ou seja, as autoridades têm pouco tempo para tomarem as providências.

Esse bloco enorme de gelo que está se soltando é conhecido por geleira Thwaites e tem o tamanho do estado da Flórida, nos Estados Unidos, contando com mais de 170 mil quilômetros quadrados.

PUBLICIDADE

Segundo reportagem feita pelo Daily Mal, o derretimento deste bloco de gelo fará com que o nível do mar suba 63 centímetros, sem contar que já causou um aumento de 4%. Com o degelo, o aumento chegaria a 5%.

De acordo com os dados coletados recentemente pelos cientistas, o aquecimento dos oceanos tem feito com que o TEIS – Plataforma de Gelo Oriental Thwaites, não tenha mais controle sobre a margem subaquática, que serve como um importante ponto de ancoragem, mantendo assim, o bloco preso à geleira.

Mas as imagens de satélite mostram que surgiram várias fissuras na superfície e o alerta já foi feito no encontro anual da União Geofísica Americana.

Se esta plataforma de gelo flutuante quebrar, a geleira Thwaites irá acelerar e sua contribuição para o aumento do nível do mar e aumentará em até 25%“, avisaram os cientistas durante o evento.