in

Governo proíbe a venda de 24 marcas de azeite de oliva; é fácil identificar produtos verdadeiros

Azeites comercializados estavam com diversas irregularidades e foram apreendidos.

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/12/17/governo-suspende-venda-de-24-marcas-de-azeite-improprias-para-consumo-veja.htm

O azeite é um dos alimentos mais consumidos do mundo, sendo o segundo mais fraudado. O produto só fica atrás dos pescados, sobre os alimentos que são falsificados e vendidos de forma irregular em todo o planeta.

Publicidade

O governo federal proibiu a venda de nada menos do que 24 marcas de azeite de oliva em 2021, a partir de uma fiscalização realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais de 151 mil garrafas foram retiradas das vendas em supermercados nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Santa Catarina.

Dentre as irregularidades apresentadas estão produtos com falta de registros, fraudados, contrabandeados e clandestinos. Além disso, foram localizadas três fábricas clandestinas que envazavam uma mistura de óleos vegetais, sem procedência conhecida e revendida como azeite. Abaixo você pode conferir uma lista com as marcas apreendidas.

Publicidade

Publicidade

Azeites são proibidos de serem vendidos

Além de retirar os produtos dos supermercados, uma fábrica que fica no interior de São Paulo teve o registro de funcionamento suspenso. No local foi constatada a adulteração na fabricação dos produtos durante o ano de 2021.

Publicidade

O dono de uma fábrica de azeite, a Valle Viejo, Robson de Freitas, concedeu uma entrevista ao portal de notícias do G1 e na ocasião contou que as garrafas dos produtos que foram apreendidos com o nome de sua marca não foram fabricadas por eles, mas que se tratava de uma falsificação do produto deles. A Brasfoods disse que foram “apenas oito lotes apreendidos”.

Como comprar azeite verdadeiro

É fácil identificar produtos verdadeiros. Os consumidores devem desconfiar do preço, pois produtos muito baratos merecem uma atenção especial. Também é preciso conferir as listas de produtos já apreendidos, ficar atento ao vidro que sempre deve ser escuro, e por fim, preferir produtos fabricados recentemente.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .