Governo paulista pede ao ministério vacina contra covid para crianças

Uso do imunizante foi autorizado pela Anvisa.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a disponibilização e liberação de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade. O uso do imunizante nessa faixa de idade foi autorizado ontem (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE

A vacina do laboratório norte-americano está sendo usada na imunização de jovens a partir dos 12 anos. No entanto, para aplicação em crianças é necessário dosagem e rotulagem específicas. A dose para crianças é equivalente a um terço da aplicada em adultos e deve ser elaborada na medida pediátrica.

O governo do estado tem urgência em avançar na imunização deste público, mas as doses de Pfizer disponíveis atualmente no Brasil diferem em aspectos como composição, dosagem, rotulagem, apresentação e especificações técnicas requeridas para aplicação neste público, conforme instruções do próprio fabricante”, diz a nota divulgada pelo Executivo estadual.

De acordo com o governo, em São Paulo os casos de covid-19 em menores de 9 anos representam 3% do total, e entre 10 e 19 anos, 6,6% das infecções. Até ontem (16), 2,1 milhões de jovens com idade entre 12 e 17 anos haviam sido imunizados no estado, o que representa 63% dessa população.

O Ministério da Saúde informou que analisará a decisão da Anvisa sobre o uso de vacinas da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

PUBLICIDADE


Publicado em 17/12/2021 – 13:37 Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil – São Paulo


Edição: Graça Adjuto