H3N2: vírus da gripe, primo do H1N1, é resistente à vacina e deixa o Brasil em alerta

O subtipo do vírus influenza tem deixado as autoridades em alerta e é capaz de causar sintomas já nos primeiros dias.

PUBLICIDADE

O Rio de Janeiro está enfrentando uma epidemia de influenza e isto fez com que os demais estados brasileiros acendessem o sinal de alerta. Em São Paulo, por exemplo, já há um aumento significativo nos casos devido ao subtipo do vírus influenza A, o H3N2.

PUBLICIDADE

Apesar desse vírus não ser novo, nos últimos meses foi registrada uma circulação com maior intensidade em quase todo hemisfério norte. Importante ressaltar que a vacina aplicada neste ano não proporciona quase nenhuma proteção contra ele, daí o motivo das autoridades estarem tão preocupadas.

A Organização Mundial da Saúde vem recomendando desde setembro que haja atualizações das vacinas o quanto antes, mas pelo visto, só agora os países estão se dando conta da gravidade do problema.

Desde que o H3N2 surgiu em Hong Kong na década de 60, já foram muitas as mutações registradas, mas este ano houve uma na Austrália que complicou ainda mais a situação. Essa cepa recebeu o nome de Darwin, que é o nome da cidade australiana onde ela foi sequenciada pelos cientistas.

A população precisa fazer sua parte e redobrar os cuidados, uma vez que a transmissão acontece da mesma forma que o coronavírus, ou seja, através das gotículas que são expelidas quando alguém fala, tosse ou espirra. Também é possível contrair influenza ao tocar em superfícies contaminadas.

PUBLICIDADE

Desta forma, o uso de máscara, distanciamento e higiene constante das mãos, continua sendo uma das melhores formas de prevenção para este e outros problemas de saúde.

Para os especialistas, o afrouxamento das medidas restritivas é um dos motivos para esta epidemia que castiga o Rio de Janeiro e pode ir para outros estados se a população não fizer sua parte.