As diferenças entre Influenza e Covid-19 que você precisa saber; sintomas e formas de contágio

Especialistas explicam todas as diferenças entre a Influenza e a Covid-19 que todo mundo deve saber.

PUBLICIDADE

A variante ômicron do coronavírus está avançando e assustando a população de todo o mundo, não bastasse isso, os números de casos de influenza têm aumentado dia a dia e criando mais incertezas sobre se deve ser feita a aguardada reunião de Natal e Ano Novo das famílias.

PUBLICIDADE

Nove estados brasileiros já constataram o aumento do número de casos de gripe e emitem alerta. A influenza e a covid-19 têm sintomas parecidos e podem ser confundidas, porém, há alguns sinais que podem ajudar você a diferenciar as duas doenças.

Diferença de sintomas entre Influenza e Covid-19

A influenza, conhecida como gripe, possui sintomas agudos nos primeiros dias, que são: febre alta, dores musculares, dor de garganta, perda de apetite, congestão nasal, calafrios, tosse, intenso mal-estar, coriza e irritação nos olhos.

A Covid-19 tem evolução a partir do sétimo dia, podendo levar a quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas da ômicron podem ser: dor de garganta, congestão nasal, dor no corpo, principalmente na região lombar e problemas no estômago e diarreia.

Já as variantes delta e gama, que ainda são as predominantes no mundo, tem os seguintes sintomas: perda de olfato e paladar, dor de cabeça, febre, dor no corpo, fadiga muscular e tosse.

PUBLICIDADE

Formas de contágio da Influenza e Covid-19

As duas doenças são transmitidas pelo ar, mas possuem algumas diferenças. A Covid-19 tem maior transmissão por meio de partículas microscópicas ao falar, espirrar ou tossir. A Influenza tem maior contágio ao tocar superfícies contaminadas. Sendo assim, o uso de máscaras faciais e uso de álcool em gel e higienização das mãos e superfícies são as maiores armas de defesa.