in

Réu em julgamento da boate Kiss desabafa: ‘se for para tirar a dor dos pais, me condenem’

Luciano Bonilha prestou depoimento no 9º dia do júri, nesta quinta-feira (9).

Reprodução RBS TV

O produtor musical Luciano Augusto Bonilha Leão, de 44 anos, atuava como auxiliar de palco da banda Gurizada Fandangueira em 2012, quando incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), tirou a vida de 242 pessoas. Luciano é um dos quatro réus no julgamento que entrou no nono dia nesta quinta-feira (9).

Publicidade

Os quatro réus estão sendo julgados pelas 242 mortes e 636 tentativas. Foi Luciano quem acionou o artefato que iniciou o incêndio na boate. Em seu depoimento ao júri, ele afirmou que tem a consciência tranquila de que não foi seu ato que tirou a vida dos jovens que morreram naquele dia.

“Se for pra tirar as dor dos pais, eu tô pronto, me condenem”, disse Luciano. O produtor musical também afirmou que se tivesse morrido no incêndio, sua mãe estaria no tribunal ao lado dos familiares das vítimas. O homem deu detalhes sobre aquele dia.

Publicidade

Acusação contra Luciano Leão

Publicidade

A banda Gurizada Fandangueira tinha o costume de usar artefatos pirotécnicos em seus shows. Ao menos nove apresentações haviam sido feitas utilizando fogos. Duas dessas apresentações, segundo Luciano, foi na boate Kiss. O produtor contou que não tinham a informação de que o teto do palco da boate havia sido rebaixado e que um revestimento espuma havia sido colocado.

Publicidade

O Ministério Público do Rio Grande do Sul aponta Luciano como um dos responsáveis pela morte de 242 pessoas por ter acionado o artefato que era para uso em locais externos. Acusação que pesa sobre ele é a mesma em relação ao músico Marcelo de Jesus dos Santos, de 41 anos. Segundo o MP, os dois acionaram os artefatos e deixaram a boate sem alerta o público sobre o incêndio que havia começado. Eles tinham acesso ao sistema de som do local. 

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!