in

Epidemia de gripe no Rio: 21 mil foram diagnosticados; novo polo de atendimento é aberto

Localizado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, o novo polo para atendimento de pacientes terá foco em sintomas leves.

Fábio Rossi/O Globo

Com a vacina contra o coronavírus a todo vapor e com os números da pandemia caindo, o Rio de Janeiro começa a dar indícios de que precisará lutar contra uma outra crise de saúde pública.

Publicidade

A cidade está vivendo uma epidemia de gripe e quem confirma isso é a própria Prefeitura do Rio. Visando atender novos pacientes, será aberto um novo polo para atendimento no Parque Olímpico, que fica na Zona Oeste, já nesta quinta-feira (9). O primeiro polo foi aberto na quarta-feira na Vila Olímpica do Alemão, na Zona Norte.

São esperados 500 pacientes com sintomas gripais todos os dias. O aumento da demanda poderia sobrecarregar as unidades de saúde, por isso os polos buscam também desafogar o sistema de saúde. O funcionamento é de segunda domingo das 8h às 17h.

Publicidade

Além disso, a capital fluminense retomará a vacinação contra a influenza provavelmente na sexta-feira (10). A vacinação havia sido suspensa por falta de doses para imunizar a população. 

Publicidade

O Governo de São Paulo doou para a cidade do Rio de Janeiro 400 mil doses da vacina contra gripe. O anúncio foi feito por João Dória, via Twitter, que foi respondido por Eduardo Paes. O prefeito da capital chamou o governador tucano de “pai da vacina Influenza”.

Publicidade

Dentre os principais sintomas da gripe aparecem febre, calafrios, tosse, coriza, dores de garganta e na cabeça, além de alterações no olfato e paladar. Por serem sintomas parecidos com o da Covid-19, os pacientes precisam ser testados para a doença.

A síndrome gripal apresentou aumento de 239% nas UPAs em todo o estado, os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, em comparativo feito com os últimos 14 dias. Em crescimento desde 22 de novembro, os atendimentos chegaram a somar quase 6 mil somente na segunda-feira (6).

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.