Com a vacina contra o coronavírus a todo vapor e com os números da pandemia caindo, o Rio de Janeiro começa a dar indícios de que precisará lutar contra uma outra crise de saúde pública.
A cidade está vivendo uma epidemia de gripe e quem confirma isso é a própria Prefeitura do Rio. Visando atender novos pacientes, será aberto um novo polo para atendimento no Parque Olímpico, que fica na Zona Oeste, já nesta quinta-feira (9). O primeiro polo foi aberto na quarta-feira na Vila Olímpica do Alemão, na Zona Norte.
São esperados 500 pacientes com sintomas gripais todos os dias. O aumento da demanda poderia sobrecarregar as unidades de saúde, por isso os polos buscam também desafogar o sistema de saúde. O funcionamento é de segunda domingo das 8h às 17h.
Além disso, a capital fluminense retomará a vacinação contra a influenza provavelmente na sexta-feira (10). A vacinação havia sido suspensa por falta de doses para imunizar a população.
O Governo de São Paulo doou para a cidade do Rio de Janeiro 400 mil doses da vacina contra gripe. O anúncio foi feito por João Dória, via Twitter, que foi respondido por Eduardo Paes. O prefeito da capital chamou o governador tucano de “pai da vacina Influenza”.
Obrigado governador @jdoriajr. De pai da vacina da covid agora te nomeio (aqui no Rio eu posso) pai da vacina da Influenza. Os cariocas agradecem. https://t.co/f0D7Pn6SNF
— Eduardo Paes (@eduardopaes) December 8, 2021
Dentre os principais sintomas da gripe aparecem febre, calafrios, tosse, coriza, dores de garganta e na cabeça, além de alterações no olfato e paladar. Por serem sintomas parecidos com o da Covid-19, os pacientes precisam ser testados para a doença.
A síndrome gripal apresentou aumento de 239% nas UPAs em todo o estado, os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, em comparativo feito com os últimos 14 dias. Em crescimento desde 22 de novembro, os atendimentos chegaram a somar quase 6 mil somente na segunda-feira (6).