in

Bebês são hospitalizados após receberem dose da vacina contra Covid por engano

As crianças precisaram ficar hospitalizadas após o acontecido, mas estão passando bem.

Reprodução G1

Dois bebezinhos, sendo um garotinho quatro meses e a menina de dois meses, acabaram recebendo a dose da vacina contra a Covid-19 por engano. As crianças receberam dose do imunizante da Pfizer e foram internadas na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo.

Publicidade

Na verdade, os bebês deveriam ter sido vacinados com a pentavalente, que protege contra hepatite B, coqueluche, difteria e tétano e também contra uma bactéria responsável por provocar infecções no nariz, garganta e meninge.

De acordo com a TV TEM, três crianças teriam sido encaminhadas para a UBS – Unidade Básica de Saúde nesta última quarta-feira, 1º de dezembro, na parte da manhã para poderem fazer a atualização da carteirinha de vacinação. Contudo, duas acabaram sendo imunizadas com a Pfizer por engano.

Publicidade

A prefeitura do município não soube informar quais dos pequenos teriam recebido a vacina errada e não há disponível um exame clínico que possa identificar. Contudo, duas crianças sofreram forte reação e tiveram que ser levadas ao Gpaci – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, local em que foram hospitalizadas desde a noite da última quinta-feira, 2 de dezembro.

Publicidade

As crianças tiveram febre alta, vômito e não estavam conseguindo se alimentar. A mãe de um dos pequenos relatou que por causa dos sintomas chegou a levar a criança à Unidade Pré-Hospitalar, mas ao chegar em casa recebeu um telefonema pedindo para que retornasse ao local e lá encontrou o secretário de saúde, Vinicius Rodrigues, quando foi informada do que teria acontecido.

Publicidade

Após serem internadas, os sintomas sumiram. Apesar de não ter tomado nenhuma medicação, os pequenos pacientes receberam soro e no dia seguinte já conseguiram tomar leite normalmente. As crianças foram submetidas a um teste de sorologia e na sequência foram vacinadas com a dose correta da pentavalente. O secretário explicou que o erro somente foi detectado no dia seguinte durante a checagem do estoque de imunizantes.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.