Dois bebezinhos, sendo um garotinho quatro meses e a menina de dois meses, acabaram recebendo a dose da vacina contra a Covid-19 por engano. As crianças receberam dose do imunizante da Pfizer e foram internadas na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo.
Na verdade, os bebês deveriam ter sido vacinados com a pentavalente, que protege contra hepatite B, coqueluche, difteria e tétano e também contra uma bactéria responsável por provocar infecções no nariz, garganta e meninge.
De acordo com a TV TEM, três crianças teriam sido encaminhadas para a UBS – Unidade Básica de Saúde nesta última quarta-feira, 1º de dezembro, na parte da manhã para poderem fazer a atualização da carteirinha de vacinação. Contudo, duas acabaram sendo imunizadas com a Pfizer por engano.
A prefeitura do município não soube informar quais dos pequenos teriam recebido a vacina errada e não há disponível um exame clínico que possa identificar. Contudo, duas crianças sofreram forte reação e tiveram que ser levadas ao Gpaci – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, local em que foram hospitalizadas desde a noite da última quinta-feira, 2 de dezembro.
As crianças tiveram febre alta, vômito e não estavam conseguindo se alimentar. A mãe de um dos pequenos relatou que por causa dos sintomas chegou a levar a criança à Unidade Pré-Hospitalar, mas ao chegar em casa recebeu um telefonema pedindo para que retornasse ao local e lá encontrou o secretário de saúde, Vinicius Rodrigues, quando foi informada do que teria acontecido.
Após serem internadas, os sintomas sumiram. Apesar de não ter tomado nenhuma medicação, os pequenos pacientes receberam soro e no dia seguinte já conseguiram tomar leite normalmente. As crianças foram submetidas a um teste de sorologia e na sequência foram vacinadas com a dose correta da pentavalente. O secretário explicou que o erro somente foi detectado no dia seguinte durante a checagem do estoque de imunizantes.