Garoto de Senegal cria um telescópio com materiais recicláveis

O menino aprendeu desde muito cedo diversas constelações usando apenas livros antigos do pai.

PUBLICIDADE

Com apenas 12 anos, o senegalês Malick Ndiaye fez um telescópio usando arame e latas de refrigerante. O garoto aprendeu a identificar as estrelas usando um livro antigo do pai e hoje desenha os seus próprios mapas estelares. Segundo o menino, ele demorou cerca de 14 dias para construir o telescópio.

PUBLICIDADE

De acordo com informações divulgadas pelo jornal El País, com apenas oito anos o menino aprendeu a identificar várias constelações. Na época, mesmo sem saber ler, Malick preferia ficar horas vendo livros antigos de seu pai, ao invés de jogar uma partida de futebol com os amigos.

Após se deparar com um vídeo do menino nas redes sociais, o professor Maram Kaire, presidente da ASPA (Associação Senegalesa para a Promoção da Astronomia), ofereceu a Malick um telescópio.

Os livros usados pelo menino para aprender as constelações foram dados ao pai dele pelo ex-presidente do Senegal, Abdou Diouf na época em que ele era motorista particular do político.

Algumas pessoas possuem talentos que começam a aparecer desde a infância. Além do caso de Malick, que demonstra uma facilidade imensa para aprender as constelações, o pequeno Charles Mathias Mbena, de 6 anos, também chamou a atenção por sua habilidade para resolver equações matemáticas consideradas difíceis e elaboradas, tanto que o menino já é considerado um gênio.

PUBLICIDADE

O menino, que mora na área rural do Morogoro, na Tanzânia, viralizou nas redes sociais depois que a sua professora divulgou um vídeo onde ele aparece resolvendo questões de matemáticas difíceis, mesmo estando na escola há apenas dois meses.