Presidente do Inep anuncia quando resultado do Enem 2021 será divulgado

Provas de 2021 contaram com uma abstenção próxima à casa de 30%; índice menor registado no ano passado.

PUBLICIDADE

Após a realização da segunda e última bateria das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, o presidente do Inep, Danilo Dupas, revelou nesta segunda-feira (29), que o resultado das provas serão divulgados no dia 11 de fevereiro do próximo ano. 

PUBLICIDADE

A partir deste dia, os candidatos que realizaram as provas poderão consultar os respectivos boletins já com as notas individuais em cada prova. Já o gabarito extraoficial do exame será publicado ainda nesta quarta-feira (1º).

Contudo, o candidato só saberá a quantidade de acertos em cada prova. Como o Enem é corrigido tendo como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI), a nota oficial não é somada apenas com a porcentagem de acertos nas questões. 

A TRI detecta eventuais coerência no desempenho. Ou seja, se um determinado candidato fez a prova e acertou as mais difíceis, mas errou as mais fáceis, denota-se um indício de que ele chutou nas questões. Essa postura sendo identificada por este recurso faz com que uma nota menor seja atribuída. 

Tido por muito como o “fiel da balança”, a redação deste ano teve ‘invisibilidade e registro civil’ como temas sugeridos.

PUBLICIDADE

Expressiva abstenção

De acordo com dados repassados pelo Inep, o Enem 2021 computou uma taxa de abstenção na casa de 29,9%. Já no primeiro final de semana de provas, cerca de 26% dos candidatos não compareceram aos locais pré-determinados para realizar a prova.

Apesar do número alto, o índice é menor no comparativo com a edição de 2020, que por conta do cenário da pandemia da Covid-19 amargou uma abstenção de 51,5% dos seus participantes inscritos. 

De acordo com a Polícia Federal, 31 mandados de prisão foram cumpridos em solo nacional, 27 deles sendo somente no primeiro final de semana de aplicação das provas.