in

Brasileiro precisa trabalhar mais de um ano para comprar iPhone 13; pesquisa traz dados

Modelo de 1TB custa cerca de R$ 15 mil reais nas lojas oficiais da Apple.

MacMagazine

Renomada marca de eletrônicos, a Apple costuma deixar os seus consumidores ensandecidos anualmente com o lançamento dos novos modelos de iPhones. Há dois meses, a fabricante apresentou as versões de 2021 do aparelho, e os valores assustaram, principalmente em solo nacional, onde os impostos são expressivos.  

Publicidade

O aparelho top de linha, sendo o mais completo entre as versões, chega a custar até R$ 15 mil. Neste cenário, o portal de descontos CupomValido.com.br fez um levantamento em parceria com as empresas Nukeni e Statista, e constatou que um brasileiro que recebe um salário mínimo, precisa de 14 meses para comprar o iPhone 13 Pro Max 1TB. 

A pesquisa foi realizada levando em conta os preços das lojas oficiais da Apple, que geralmente são um pouco mais caras do que outros varejistas nacionais, e o salário mínimo de cada país. 

Publicidade

No balanço feito com outras nações, por exemplo, notou-se que os norte-americanos precisam de pouco mais de um mês para comprar o mesmo smartphone. O líder do ranking de curto período é a Austrália, onde se recebe o maior salário mínimo do mundo. Por lá, os consumidores precisariam de apenas 12 dias para levar fundos suficientes na compra da versão topo de linha. 

Publicidade

Mais vendidos

A pesquisa realizada ainda constatou que os iPhones são responsáveis por 48% do total de receitas de vendas da Apple, mas que também houve um crescimento na comercialização de periféricos, intitulados de wearable (relógios, fones e outros acessórios da maçã). 

Publicidade

Em solo nacional, 14% dos smartphones vendidos são com o sistema operacional iOS. Os impostos aparecem como os principais vilões, chegando a corresponder a 40% do preço total do aparelho. 

Publicidade