Lesões cutâneas e coceira intensa: surto de doença misteriosa coloca cidade brasileira em alerta

O surto da doença misteriosa está sendo investigado pela secretaria de saúde de Recife.

PUBLICIDADE

O surto de uma doença ‘misteriosa’ está sendo investigada em bairros da cidade de Recife. A secretaria de Saúde do município apontou que ao menos 79 pessoas com idades entre dois e 96 anos apresentaram coceira e lesões cutâneas.

PUBLICIDADE

As notificações dos casos ocorreram entre os dias 1º de outubro e 11 de novembro. Os primeiros casos relatados acometeram cinco crianças. Na ocasião, foi emitido um alerta epidemiológico para que as unidades de saúde das redes públicas e privadas notificassem casos semelhantes imediatamente.

A secretaria de Saúde do local ressaltou que o objetivo é esclarecer o evento e disse que a investigação está em andamento. A jovem Márcia Emanuelle, que reside em um bairro da Zona Norte do município, contou que sete pessoas da família tiveram sintomas da doença misteriosa. Inclusive, ela relatou que na comunidade quase todos havia contraído a enfermidade.

De acordo com a moradora, muitas especulações surgiram em torno do assunto. Algumas pessoas acreditavam que o problema poderia estar na água, já outros achavam ser devido aos mosquitos. Porém, depois foi descoberto que outras comunidades também estavam passando pela mesma situação.

PUBLICIDADE

Marcella Almeida, de 30 anos, foi a única pessoa da casa dela a apresentar sintomas. “Mas outras pessoas da família do meu marido tiveram e muitas gente por aqui. Várias pessoas estão indo no posto de saúde todos os dias do mesmo jeito que eu estava”, explicou a mulher, frisando que o marido e os filhos não tiveram nada.

Ainda conforme Marcella, ela começou com um caroço na perna que se assemelhava a uma picadinha de inseto, porém a coceira era muito mais intensa. A situação foi piorando e acabou se espalhando pelo corpo inteiro. O caso está sendo apurado, mas ainda não foi divulgado o que poderia estar causando o surto na localidade.