in

Professora é proibida de entrar na Secretaria de Educação por causa do vestido: ‘aquela não era roupa de uma educadora’

Professora da rede municipal foi barrada na entrada da SME por usar ‘roupa inadequada’.

Arquivo pessoal Tânia Maruska / Lenilton Lima/SINTE/RN

Professora na Escola Municipal Zuleide Fernandes, em Natal, Tânia Maruska Petersen foi impedida de entrar no prédio da Secretaria Municipal da capital do Rio Grande do Norte, no dia 11 de novembro. A roupa que ela usava foi apontada como inadequada para o local.

Publicidade

Tânia deu entrevista ao G1 e contou que ao chegar ao local foi alertada pelo segurança que talvez não pudesse entrar devido ao vestido que usava. O segurança acionou o chefe de patrimônio da SME e o acesso da professora foi negado. Tânia ficou revoltada com o caso.

Ela afirmou que seu vestido era normal e que já havia entrado em outros prédios públicos com ele. O segurança a respondeu dizendo que existe uma portaria que explica aos profissionais de educação quais roupas são permitidas no prédio da SME.

Publicidade

Publicidade

Segundo o relato de Tânia, o segurança teria dito que “aquela não era a roupa de uma educadora”. A professora contou que ficou triste e envergonhada pelo ocorrido e classificou o episódio como machismo. O caso repercutiu.

Publicidade

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) se solidarizou com a professora. Manifestação foi realizada pelo Sinte na terça-feira (16) e a professora Tânia esteve presente no ato. A profissional de educação recebeu apoio de seus pares.

A Secretaria Municipal de Educação também se manifestou. A entidade lamentou o ocorrido e informou que a professora foi atendida em sua demanda naquele mesmo dia. A SME também comunicou, por meio de nota oficial, que está apurando o caso para tomar as medidas cabíveis. 

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!