in

Bolsonaro faz discurso em Dubai e diz a investidores que Amazônia ‘não pega fogo’

Presidente da República e comitiva de ministros estão participando de eventos junto a investidores árabes.

Alan Santos/PR

Durante toda a segunda-feira (15) e no restante dessa semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estará participando de eventos com investidores árabes, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Publicidade

E, durante um discurso, Bolsonaro fez uma polêmica declaração que coloca em dúvida todos os estudos e pesquisas relacionadas ao desmatamento e as queimadas que afetam há anos a floresta amazônica, ele disse que a Amazônia é uma floresta úmida e por esse motivo, não pega fogo.

Bolsonaro afirmou que ataques ao Brasil são injustos

Sobre as críticas que recebe sobre o desmatamento e as queimadas, Bolsonaro afirmou que os ataques são injustos ao Brasil e ao seu governo e que a Amazônia está em um estado de preservação intacto e que quem for visitar a floresta irá verificar que isso é verdade.

Publicidade

Ele disse que a Amazônia está intacta desde 1500, quando houve o descobrimento do Brasil, e que os visitantes poderão verificar isso quando visitarem os pontos turísticos da selva.

Publicidade

‘Mais de 90% de área preservada’, afirmou Bolsonaro

De forma impressionante e contrariando todas as estatísticas de estudos formulados por décadas por institutos de pesquisa como Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o presidente brasileiro garantiu, sem citar dados estatísticos ou fontes confiáveis, que a Amazônia está com 90% de preservação.

Publicidade

Além de Dubai, Bolsonaro e sua comitiva de ministros irão visitar outros países do Oriente Médio. A intenção é a de fechar acordo em áreas como infraestrutura, agricultura e defesa. Nesta semana, a programação de viagens incluem Bahrein e Catar, na terça e na quarta-feira respectivamente.

Publicidade

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.