Pai solo que luta na Justiça pelo direito à licença-maternidade desabafa: ‘Pedindo para cuidar do meu filho’

Tiago de Oliveira Costa é único responsável pelo bebezinho de apenas 4 meses e tenta conseguir o benefício.

PUBLICIDADE

A licença maternidade é um benefício concedido as mamães tem direito para poder cuidar do filho após o nascimento. No entanto, um pai solo entrou na Justiça para poder conseguir o benefício para poder cuidar do filho, o pequeno Henry, de quatro meses. Tiago de Oliveira Costa e médico tenente da Marinha brasileira.

PUBLICIDADE

Mesmo após comprovar que é o único responsável pelo bebê, ele não conseguiu o benefício. O médico que trabalha no Hospital Naval de Brasília disse que não saber se a Justiça está preparada para lidar com casos como o dele e ressaltou que existem outros pais solo vivendo a mesma situação. “Eu não estou pedindo dinheiro, nada. Estou pedindo para cuidar do meu filho”, desabafou.

Segundo o médico, ele já tinha o desejo de se tornar pai há alguns anos. No entanto, somente no ano de 2019, após ter a vida organizada e carreira consolidada é que a realmente começou a correr atrás da realização do sonho. Ele buscou contato com clínicas de fertilização para saber como conseguir uma barriga solidaria para poder iniciar o processo.

Em 2020 foi realizado o procedimento de fertilização. Uma amiga do médico se ofereceu para ser a barriga solidária. Durante o período gestacional, Tiago chegou a ser alertado sobre as dificuldades de um homem conseguir o benefício da licença-maternidade.

O militar buscou a ajuda de um advogado que havia lidado com um caso semelhante. O hospital onde o médico atua entendeu que o benefício atenderia o interesse o bebê e concedeu a licença.

PUBLICIDADE

Só que o Hospital Naval resolveu levar a situação para instâncias superiores que compreendeu que o militar somente teria direito aos 20 dias da licença-paternidade, negando desta forma a concessão do benefício. O médico entrou com um novo processo solicitando uma licença para adoção e aguada decisão judicial que não tem uma data prevista.