Dois brasileiros suspeitos de estarem com mal da vaca louca são isoladas e equipe de saúde se pronuncia

Fiocruz está investigando no Rio de Janeiro dois suspeitos de estarem com o mal da vaca louca.

PUBLICIDADE

Dois pacientes estão internados e isolados em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro e estão sendo acompanhados de perto no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Os moradores da Baixada Fluminense estão com suspeita de estarem com mal da vaca louca e, por conta disso, precisam ficar sob supervisão.

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde disse que um dos doentes mora em Belford Roxo e o outro reside em Duque de Caxias. A instituição não falou se são pacientes do sexo masculino ou feminino e nem há quanto tempo estão em tratamento ou com a suposta infecção.

Segundo informado pela Prefeitura de Caxias, tudo indica que o paciente atendido na cidade é um homem e que ele tem 55 anos. Por conta da situação considerada delicada, a equipe de saúde se pronunciou em nota.

“O INI/Fiocruz recebeu dois pacientes com suspeita de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como ‘Doença da Vaca Louca’. Ambos estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI”, diz um trecho do comunicado.

Ainda segundo a pasta, o paciente acompanhado na cidade apresentou sintomas como ataxia, que é a perda ou irregularidade de coordenação muscular, além de mostrar sinais de demência.

PUBLICIDADE

O comunicado diz que assim que tomaram conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe da vigilância foi até a casa do doente para seguir adiante com a investigação e monitorar. Até o momento, esse caso está sendo classificado como forma clínica de esporádico sem registrar a fonte da contaminação.