Aulas de diversidade nas escolas: 76% dos brasileiros aprovam, aponta pesquisa

O Brasil foi o único país entre os cinco que participaram do estudo a demonstrar preocupação com o assunto a partir da pré-escola.

PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de aprendizagem Pearson, 76% dos brasileiros acreditam que as crianças deveriam começar a aprender sobre diversidade, equidade e inclusão já na pré-escola.

PUBLICIDADE

O estudo contou com a participação de cinco países e, de todos, o Brasil foi o único que demonstrou preocupação com esse tipo de assunto logo cedo.

Os demais países optaram por abordar o assunto apenas para crianças a partir do ensino fundamental. Na China, por exemplo, 47% acreditam que estudos sobre diversidade, equidade e inclusão devem acontecer apenas a partir do ensino fundamental. Na Índia, 43% concordam com a hipótese e no Reino Unido, 48%. Já nos Estados Unidos, 34% dos moradores concordam com a abordagem do tema no ensino fundamental.

O estudo foi realizado pela Pearson em parceria com a Morning Consult, uma empresa global de inteligência de dados com sede nos EUA.

Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado do estudo representa a população que tem acesso à internet nos países citados acima.

PUBLICIDADE

Afinal, o que é diversidade?

Diversidade nada mais é do que um conjunto do que é diverso, seja de coisas ou pessoas que integram um todo. O assunto é importante no dia a dia , já que é na multiplicidade que as pessoas encontram oportunidades de aprendizagem e praticam diversas habilidades, como a empatia, a compreensão e a inteligência emocional.

Vale destacar que a população brasileira experimenta a diversidade diariamente, já que é um povo etnicamente diverso, isso à custa de muito sofrimento. O Brasil foi formado por dizimação de povos indígenas, escravidão, imigração asiática e europeia e ainda colonização de portugueses.