Papa Francisco nomeia freira para segundo cargo mais importante do Vaticano

Pela primeira vez, Igreja Católica terá uma mulher no comando do cargo de secretária-geral do Governo do Vaticano.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (04), a freira Raffaella Petrini, de 52 anos, foi nomeada pelo Papa Francisco para atuar no cargo de secretária-geral do Governatorato do Vaticano, o segundo cargo mais importante da cidade-estado comandado pela Igreja Católica

PUBLICIDADE

De acordo com informações apuradas pelo jornal O Estado de São Paulo, o cargo que será exercido pela freira é equivalente a um de vice-presidente. Após a nomeação, Petrini fará a supervisão das funções de mais de 2 mil pessoas.

Freira nascida em Roma comandará museus, agência dos correios e polícia

Formada em  Ciências Políticas, a italiana será a primeira mulher a exercer um cargo no alto comando do Vaticano. A medida tomada por Francisco foi vista como necessária, pois existe um forte movimento dentro da Igreja Católica para que haja a equidade de gêneros no comanda da Santa Sé.

Além disso, Francisco já havia tomado medidas menos restritivas em cultos religiosos, visando uma melhor interação de mulheres. No início desse ano, ele já havia alterado a lei que proibia mulheres de ler a Bíblia durante a celebração de missas, também a opção de poderem distribuir a comunhão e ajudar no altar durante a liturgia.

Ações do Papa também afetaram conselho que supervisiona as finanças do Vaticano 

Ainda neste ano, o Papa também já buscou mudar cargos no conselho que supervisiona as finanças do Vaticano. Nesta nova atuação do argentino, seis mulheres assumiram importantes funções neste conselho que controla a arrecadação financeira do Vaticano.

PUBLICIDADE

Apesar das alterações, a função de padre continua sendo de exclusividade dos homens, fato que é muito criticado por grupo feministas em todo o mundo.