in

Estátuas de deuses gregos com mais de 5 mil anos são encontradas na Turquia

Arqueólogos encontram cabeças de Dionísio e Afrodite no sítio arqueologico do país

Foto: Reprodução/Universidade Kütahya Dumlupınar

Segundo informações da universidade Kütahya Dumlupınar, durante escavações no sítio arqueológico da cidade turca de Aizanoi, foram encontradas cabeças de estátuas com mais de 5 mil anos de idade, sendo respectivamente dos deuses gregos Afrodite e Dionísio.

Publicidade

O coordenador e professor Gökhan Coşkun, da universidade supracitada, revelou a possibilidade de que naquele local houvesse uma oficina de estátuas no período da antiguidade.

De acordo com o estudioso, essas descobertas são importantes por demonstrarem que o culto aos deuses politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e que não foram perdidos mesmo durante o grande Império Romano.

Publicidade

As estátuas

As cabeças das estátuas encontradas são da deusa grega Afrodite, conhecida popularmente como a deusa da beleza, da conquista e do amor, já a segunda cabeça pertence ao deus grego Dionísio, sendo reconhecido na mitologia como o deus do vinho, por entender e conhecer muito sobre plantio e colheita.

Publicidade

Para se ter uma ideia da complexidade da descoberta, foi preciso mais de cem pessoas para realizar os estudos e a escavação dos artefatos históricos.

Publicidade

A cidade de Aizanoi faz parte do território que pertenceu aos gregos no período da Antiguidade. Localizada a 300km de Istambul, capital turca, a cidade está sob avaliação da Organização das Nações Unidas, isso porque no ano de 2012 foi indicada a lista de patrimônios da Unesco e é mundialmente lembrada por abrigar um templo que foi erguido para Zeus, que na mitologia é retratado como o deus dos deuses.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.