in

Fenômeno é observado em praia de São Paulo e encanta moradores e turistas

Fenômeno é chamado de efeito liquidificador e faz surgir bolas na areia da praia.

Reprodução/G1

Um fenômeno ocorreu na cidade de Peruíbe, litoral de São Paulo, e encantou os moradores e turistas. Várias imagens foram compartilhadas na internet e rapidamente viralizaram. Nas fotos é possível observar várias bolas escuras na areia de várias praias da cidade. O fenômeno já tinha ocorrido em fevereiro e voltou a ser observado neste feriado prolongado.

Publicidade

De acordo com a prefeitura da cidade de Peruíbe, o fenômeno é chamado de efeito liquidificador e as bolas formadas são de lama. Sérgio da Silva, de 26 anos, afirmou que mora na cidade desde quando nasceu e ainda não havia presenciado o fenômeno. O homem também disse que tem vários amigos que trabalham nas praias da cidade e que eles também se mostraram surpresos com as bolas de lama.

A prefeitura declarou que o fenômeno é absolutamente normal, e acontece pois cerca de 100 metros mar adentro existem alguns bolsões e, quando o mar fica revolto, essa lama é suspensa e levada até as praias. Ao chegar na orla a lama se mistura com a areia e forma essas bolas escuras. 

Publicidade

Muitos turistas aproveitaram o fenômeno e registraram o momento. As bolas também foram uma alegria para as crianças que estavam presentes nas praias, pois muitas delas foram flagradas brincado com os objetos. 

Publicidade

A lama presente no fenômeno também afeta a cidade de outras maneiras. No final de outubro vários moradores de Peruíbe registraram um mar de lama na cidade. A lama encontrada chegava a conter uma profundidade de até 30 centímetros. 

Publicidade
Publicidade