O governo chinês está preocupado com o surgimento de novos casos de Covid-19, por isso decidiu avisar à população para que comece a estocar alimentos e os demais suprimentos de necessidades diárias. Ainda conforme o governo da China, as autoridades deverão tomar as medidas necessárias para que não faltem alimentos nos próximos dias.
O país tem adotado medidas rígidas no intuito de conter o novo surto de Covid-19. O comunicado do governo chinês foi publicado em um site do Ministério do Comércio nesta última segunda-feira, onde as famílias foram orientadas a terem produtos de necessidade diária estocados em casa.
Sem dar maiores detalhes, a população ficou sem saber para quantos dias seria este estoque e cada um vem procurando armazenar os itens em casa enquanto o dinheiro vai dando para fazer as compras.
Apesar do alerta, não foi informado se o governo prevê uma possível escassez de alimentos ou se o aviso seria pelo fato de que o abastecimento pode ser interrompido mediante um lockdown. Mas o comunicado acabou deixando o mercado tenso, já que vem sendo registrado um aumento no preço dos vegetais devido às chuvas que têm castigado a China nos últimos dias.
Nas redes sociais, muitos chineses contaram que após o aviso do governo, começaram a estocar arroz, óleo de cozinha e outros alimentos. Famílias foram correndo para os supermercados e acabaram causando aglomeração, segundo relatos no Weibo, que é a rede social mais utilizada por lá.
Vale lembrar que a abertura das Olimpíadas de Inverno de Pequim está marcada para o dia 4 de fevereiro e até lá, o governo quer controlar e evitar o surgimento de novos surtos da doença.