O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que atende brasileiros em situação de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira, 29 de outubro, o programa que atendeu essa população vai depositar a sua última parcela. O motivo é que chegou ao fim o Bolsa família após 18 anos de existência.
Para quem não sabe, o Bolsa Família já foi um programa governamental considerado modelo no mundo. Ele foi extinto pela Medida Provisória 1.061, que criou o Auxílio Brasil. De forma oficial, o programa somente vai terminar na semana que vêm, depois que a lei que fez a sua criação for revogada.
Pode até ter uma reviravolta e não terminar, caso o Congresso faça alguma alteração na Medida Provisória ou deixe passar sem votação em tempo hábil. Porém, até o momento, é realmente o fim. Atualmente, são mais de 14 milhões de beneficiários, conforme informado pelo Ministério da Cidadania. Contudo, existe a expectativa da incerteza sobre o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família.
O Governo Federal prometeu dar início aos pagamentos do novo benefício a partir do mês de novembro. O Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo presidente Lula, porém, a base já veio anteriormente e o programa nasceu da união de outros benefícios que já existiam. Na época, as famílias que estavam em pobreza extrema recebiam o valor de 50 reais, podendo ter um adicional de ate 45 reais dependendo da composição da família.
Em 2019, um estudo mostrou que, no ano de 2017, o benefício pago pelo governo retirou mais de 3 milhões de pessoas da extrema pobreza e quase a mesma quantidade da pobreza. Inclusive, foi responsável por reduzir em 10% a desigualdade social que existe no país. O mesmo estudo ainda ressaltou que os efeitos positivos do programa no crescimento do Brasil.