in

Após 18 anos, Bolsa Família chega ao fim; último pagamento ocorre nesta sexta-feira

Um estudo feito pelo Ipea mostrou os impactos positivos do programa desde a sua criação.

Poder 360

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que atende brasileiros em situação de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira, 29 de outubro, o programa que atendeu essa população vai depositar a sua última parcela. O motivo é que chegou ao fim o Bolsa família após 18 anos de existência.

Publicidade

Para quem não sabe, o Bolsa Família já foi um programa governamental considerado modelo no mundo. Ele foi extinto pela Medida Provisória 1.061, que criou o Auxílio Brasil. De forma oficial, o programa somente vai terminar na semana que vêm, depois que a lei que fez a sua criação for revogada.

Pode até ter uma reviravolta e não terminar, caso o Congresso faça alguma alteração na Medida Provisória ou deixe passar sem votação em tempo hábil. Porém, até o momento, é realmente o fim. Atualmente, são mais de 14 milhões de beneficiários, conforme informado pelo Ministério da Cidadania. Contudo, existe a expectativa da incerteza sobre o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família.

Publicidade

O Governo Federal prometeu dar início aos pagamentos do novo benefício a partir do mês de novembro. O Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo presidente Lula, porém, a base já veio anteriormente e o programa nasceu da união de outros benefícios que já existiam. Na época, as famílias que estavam em pobreza extrema recebiam o valor de 50 reais, podendo ter um adicional de ate 45 reais dependendo da composição da família.

Publicidade

Em 2019, um estudo mostrou que, no ano de 2017, o benefício pago pelo governo retirou mais de 3 milhões de pessoas da extrema pobreza e quase a mesma quantidade da pobreza. Inclusive, foi responsável por reduzir em 10% a desigualdade social que existe no país. O mesmo estudo ainda ressaltou que os efeitos positivos do programa no crescimento do Brasil.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.