in

Governo Bolsonaro é questionado pela Petrobras sobre estudos de privatização

O governo estaria trabalhando num projeto de lei para vender maioria das ações para perder controle da Petrobras.

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

O governo Jair Bolsonaro, por meio da sua pasta econômica comandada por Paulo Guedes foi questionada formalmente pela Petrobras sobre a possível existência de estudos para privatização da estatal.

Publicidade

O questionamento feito pela companhia chega após a divulgação de informações de que a equipe do presidente estaria estudando um projeto de lei para a perda do controle da estatal por meio de venda de ações.

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE) afirmou em entrevista à Reuters que de fato existem estudos para a privatização da estatal, mas que não há tomada de decisões no momento. Bezerra ainda disse que no momento a prioridade é avançar com a privatização dos Correios.

Publicidade

Responsável pelo Ministério da Economia, Paulo Guedes falou positivamente sobre a possibilidade de uma privatização. Segundo o economista, só a menção de Bolsonaro à possibilidade de uma privatização fez com que o mercado se animasse e as ações subissem consideravelmente.

Publicidade

Por sua vez, Bolsonaro chegou a tocar no assunto como algo que está no radar do governo, mas que este não é um processo imediato. O presidente disse que um processo de privatização é uma complicação enorme. 

Publicidade

O monopólio que está nas mãos do governo e parte para uma empresa particular, segundo ele, pode piorar a situação. No momento, o mercado vê as declarações com animação. A petrolífera viu suas ações valorizarem em 6,8% nas ações preferenciais ante 6,1 nas ações ordinárias. O Ibovespa também se beneficiou com a alta, fechando em 2,28%.

As declarações sobre a privatização chegam dias após a confusão envolvendo o furo no teto para o pagamento do Auxílio Brasil.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.