in

Sob protestos de ativistas e religiosos, Bolsonaro será homenageado na Itália

Mesmo diante da insatisfação de alguns, o presidente vai receber o titulo de cidadão honorário em uma cidade italiana.

Ueslei Marcelino/Reuters

A Câmara de vereadores de Anguillara Veneta decidiu conceder ao presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), o título de cidadão honorário. O município é a terra natal dos bisavós do presidente. No entanto, vale destacar que a decisão foi tomada sob uma verdadeira polêmica e resistência por alguns moradores do local.

Publicidade

Mesmo assim, nesta segunda-feira, 25, a Câmara dos vereadores da cidade decidiu conceder o título de cidadão honorário a Bolsonaro. A proposta foi apresentada pela prefeita da cidade, Alessandra Buoso. A decisão foi tomada diante de nove votos a favor, três votos contra e uma abstenção.

Enquanto, dentro da câmara, acontecia a votação, do lado de fora vários protestos eram realizados, no intuito de impedir a concessão do título a Bolsonaro. Além de protestos realizados por ativistas e grupos religiosos, a oposição ao título de cidadão honorário a Bolsonaro também contou com uma petição online, com mais de 2.500 assinaturas.

Publicidade

Agora, o chefe do Executivo deve receber o título durante uma viagem à Itália, que será realizada por ele já na semana que vem. Ao lado dos ministros Paulo Guedes e Carlos França – Economia e Relações Exteriores, Bolsonaro deve ir à Itália para marcar presença na Cúpula do G20, em Roma. O evento acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês.

Publicidade

De acordo com informações divulgadas pela Deutsche Welle, Bolsonaro deve estar na Itália no dia 1º de novembro. E mais, além de receber o título, o presidente também deve ir até o cartório local, onde estão os registros de seus antepassados.

Publicidade

O deputado ítalo-brasileiro, Luis Roberto Lorenzato, afirmou que a ideia de homenagear o presidente brasileiro com o título surgiu depois que alguns brasileiros contaram às autoridades do pequeno município que Bolsonaro é descendente de um habitante de Anguillara Veneta, que acabou migrando para o Brasil.

Publicidade