Traficante de drogas mais procurado da Colômbia é preso pelas Forças Armadas

Dairo ‘Otoniel’ Usuga tinha recompensa oferecida de US$ 5 milhões; ele é líder de gangue criminosa.

PUBLICIDADE

O traficante de drogas mais procurado da Colômbia foi capturado. Líder da organização criminosa denominada Clã do Golfo, Dairo Antonio Usuga, conhecido popularmente como Otoniel, foi preso pelas Forças Armadas colombianas neste sábado (23).

PUBLICIDADE

A captura do criminoso aconteceu após uma operação realizada pelos soldados colombianos. A busca por Otoniel já acontecia há anos, e as autoridades colombianas chegaram a oferecer 3 bilhões de pesos por informações que levassem ao traficante. O governo dos Estados Unidos oferecia recompensa de US$ 5 milhões.

Envolvido na guerrilha de esquerda e em organização paramilitar, o criminoso de 50 anos criou o Clan Del Golfo, um poderoso grupo de narcotráfico que conta com mais de 1200 pessoas armadas, que toma conta de dez das 32 províncias colombianas. A maioria dos participantes do chamado Clan del Golfo é composta por ex-membros de paramilitares da extrema-direita.

No ano de 2016, as autoridades chegaram a lançar uma operação com o nome de Agamenon, que buscava cercar o criminoso. Dezenas dos tenentes do Clan foram presos ou mortos em combate. A inteligência ainda trabalhou com o sufoco das finanças de Otoniel, o que fez o traficante precisar se movimentar ainda mais, tirando sua comodidade.

Em 2017, ele chegou a divulgar um vídeo onde dizia ter o desejo de se entregar à Justiça, mas não houve qualquer acordo. A irmã de Otoniel foi presa em março deste ano. Extraditada para os Estados Unidos, ela foi acusada de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

O Clan de Otoniel está envolvido com mineração ilegal e é acusado de matar líderes comunitários em toda a Colômbia.