in

Rodrigo Pacheco troca o DEM pelo PSD; motivo seria candidatura a presidência

Senador deixou o Democratas após anúncio de fusão do partido com o PSL, que elegeu Bolsonaro.

Reprodução/CNN Brasil

Presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco anunciou via redes sociais que está deixando o Democratas, partido o qual se elegeu em 2018 para se filiar ao partido de Gilberto Kassab, o PSD.

Publicidade

Rodrigo Pacheco não explicou o motivo da mudança de legenda, mas as informações dadas pelo próprio PSD dão conta de que Kassab deseja que o presidente do Congresso Nacional seja o candidato do partido ao Planalto na corrida presidencial de 2022.

A filiação será oficializada em um evento no Memorial JK na próxima quarta-feira (27). O motivo de ter escolhido o local, ainda segundo o partido, teria a ver com as aparências políticas que Pacheco tem com o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. 

Publicidade

O PSD é o terceiro partido da carreira política de Pacheco. Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 2014, quando ainda era filiado ao MDB.

Publicidade

No comunicado, o senador agradeceu aos filiados do DEM, bem como seus colegas e amigos. Lembrou de ACM Neto, ex-prefeito da capital baiana que preside o Democratas e desejou boa sorte ao União Brasil, o mega partido que nascerá com a fusão com o PSL, que também foi lembrado: “Meus votos de sucesso ao recém-criado União Brasil, na pessoa de seu presidente, deputado Luciano Bivar”, finalizou.

Publicidade

Embora pareça pouco provável no momento, Renan Calheiros, do MDB, está articulando junto a senadores do PT, para que Rodrigo Pacheco seja o vice-presidente na chapa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O motivo pelo qual Calheiros, maior aliado de Lula no MDB, acredita que Pacheco seria uma boa escolha, é que o Partido dos Trabalhadores precisará é de um tom pacificador, algo que o presidente do senado é conhecido por ter como característica.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.