Mulher busca atendimento em UPA após sentir cólica e dá à luz sem saber que estava grávida: ‘reação de susto’

Mãe pediu para ir ao banheiro, quando foi surpreendida com fortes contratações.

PUBLICIDADE

Um caso insólito foi registrado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Araranguá (SC), na última terça-feira. Uma paciente identificada de 43 anos deu entrada na unidade se queixando de fortes dores abdominais, com foco abaixo do ventre e na coluna.

PUBLICIDADE

Enquanto aguardava o atendimento, a mulher foi até o banheiro e acabou sendo impactada por fortes contratações. A paciente não teve o nome revelado pela UPA.

Em entrevista ao portal UOL, a enfermeira obstetra Ellen Lazzaretti disse que quando a primeira socorrista chegou até o banheiro por conta dos gritos da mulher, viu a cabeça do bebê. Em questão de segundos, o recém-nascido veio ao mundo, caindo no vaso. Rapidamente, ele foi socorrido e levado para atendimento. 

Segundo Lazzaretti, que também é coordenadora da unidade hospitalar, todo o processo de chegada da mulher e o nascimento do bebê ocorreu em um intervalo de apenas 40 minutos. O menino recém-nascido pesa 2,2 kg.

Surpresa

A enfermeira enfatizou que a mulher, de fato, não sabia que estava gestante, acreditando que as dores sentidas eram oriundas dos primeiros sintomas da menopausa. A notícia pegou todos os familiares de surpresa, inclusive os dois filhos dela, um de 20 anos e outro de 14. 

PUBLICIDADE

“Ela falou que realmente não sabia, foi uma reação de susto, porque ela trabalhou até meia-noite no emprego dela, com dores nas costas, achando realmente que era cólica renal, por isso ela veio de manhã cedinho, antes de trabalhar”, conta a enfermeira.

Depois do parto de emergência na UPA, a mulher e o bebê foram transferidos para o Hospital Regional de Araranguá. Apesar de passar bem, o recém-nascido permanece internado, visto que é prematuro, e deve passar mais alguns dias na unidade.