Uma triste realidade foi mostrada pelo portal de notícias G1 na quarta-feira, 20. Um vídeo viralizou na redes sociais no último domingo, 17. Nele, pessoas coletavam alimento no carro lixo, o que comoveu muitos brasileiros. Diante da repercussão do caso, uma equipe de jornalismo do G1 se designou até o local onde as imagens foram feitas, e lá acabou se deparando com três pessoas que apareciam nas gravações e novamente estavam no local em busca de alimento.
De acordo com informações do portal de notícias, eram quase 9h da manhã de quarta-feira, 20, e Jocasta Batista, de 31 anos, estava no local novamente a espera do caminhão de lixo em busca de alimento. A desempregada atualmente depende do lixo para alimentar a si e as três filhas, de 12, sete e três anos.
Jocasta Batista era uma das pessoas que apareceram no vídeo onde mostra um grupo revirando a caçamba de um caminhão de lixo em busca de alimento, isso ao lado de um supermercado no bairro Cocó, área nobre de Fortaleza. A gravação, feita por um motorista de aplicativo no dia 28 de setembro, foi compartilhada nas redes sociais no último domingo.
Jocasta contou que no caminhão de lixo ela pega “banana, fruta e carne verde”. A desempregada disse escaldar a carne para que ela e as filhas se alimentem. “E Danone vencido também”, relatou.
Jocasta, que trabalhava como encarregada de serviços gerais e doméstica, contou ao G1 que se tivesse oportunidade não precisaria mexer na caçamba de lixo para sobreviver. Ao comentar sobre o momento de pegar a comida no caminhão, Jocasta conta ter que ser rápida, para que assim, não prejudique os motoristas e nem os coletores.