in

Ministro do STF determina prisão preventiva e extradição de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista

Blogueiro Allan dos Santos foi aos Estados Unidos depois de ter sido alvo de investigações.

Foto: Agência Senado | STF

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal ordenou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Além disso, solicitou para o Ministério da Justiça o início imediato do processo para que ele seja extraditado.

Publicidade

O ministro do STF pediu ainda para que a Polícia Federal acrescente o mandado de prisão em uma lista da Interpol. Dessa forma, é garantido que o acusado seja preso e volte para o país. A embaixada do Brasil, nos Estados Unidos, já foi acionada após os pedidos.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra essa prisão. O blogueiro é um dos que mais tem proximidade com a família do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

Allan dos Santos está sendo investigado na apuração de notícias falsas (fake news), bem como ataques aos integrantes da Corte. Além disso, foi identificada a atuação de uma milícia digital que atua contra o estado democrático e as instituições.

Publicidade

Depois que foi apontado como alvo nessas operações, Santos deixou o país e teria ido para os Estados Unidos no mês de julho. Ele tem um visto de turista, que estava vencido desde o mês de fevereiro. A Polícia Federal indicou que ele foi um dos organizadores de um movimento que atacava a Constituição, os Poderes de Estado e a Democracia.

Publicidade

A suspeita também aponta que o financiamento desses recursos seja feito com recursos públicos. Uma vez que ele tem interlocução com a família do presidente e de parlamentares ligados ao governo. Tais mensagens com informações falsas podem ser disseminadas em multicanais, de maneira rápida, repetitiva e contínua.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .